quinta-feira, 25 de abril de 2013

Concurso Nacional de Leitura

Decorreu ontem, dia 24 de abril, durante todo o dia, a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, com o apoio dos dois agrupamentos de escolas de Espinho. 
Apesar dos nossos alunos (ainda) não participarem como concorrentes, participaram como atores, proporcionando um bom momento cultural, representando um excerto da obra Anibaleitor de Rui Zink, uma das obras a concurso para o 3º ciclo.

Aproveitamos para dar os parabéns a todos os finalistas e vencedores e a todos os que tornaram possível esta grande festa!


(ao contrário das imagens, em que aparecem com computadores enfiados na cabeça, temos aqui alguns bons leitores!)

Aqui ficam algumas imagens:




domingo, 21 de abril de 2013

A Mãe

Os meninos da Pré vieram à biblioteca para ouvir duas histórias, cujo tema é a MÃE
Será que a Mãe tem uma cara ou várias?! 
Como é a Minha Mãe?!

Depois das histórias, conversamos um pouco para responder a estas perguntas.



Alguns meninos já começaram a preparar as suas prendinhas para o dia da mãe...



Acho que as mães vão ficar muito contentes! Que acham?!

Também os alunos do 1º e 2º ano vieram à biblioteca ver e ouvir uma história dedicada à mãe:
Mamã Maravilha!




A Mãe pode ter várias facetas, como todos nós: alegre, triste, preocupada, ausente, divertida, mas o mais importante é o AMOR que ela sente por nós!

terça-feira, 16 de abril de 2013

Novos títulos

Mais 46 livros prontos para irem contigo para casa!
Muitas histórias, aventuras e suspense para te divertires!
na tua Biblioteca





quinta-feira, 11 de abril de 2013

Regras de comportamento na cantina

Todas as turmas foram convidadas a virem à Biblioteca para assistirem a uma apresentação sobre Alimentação e Regras de comportamento na cantina.

O que é um alimento; grupos de alimentos; roda dos alimentos; a importância do pequeno-almoço; e claro, como se devem comportar quando vão almoçar são os temas debatidos nesta apresentação.

Um aluno bem informado pode tomar boas decisões!



quinta-feira, 21 de março de 2013

Poemas... 3º A


A turma do 3º A também apresentou poemas de sua autoria, inspirados nos poemas do livro As Fadas Verdes de Matilde Rosa Araújo


A Maçã
Gosto muito de maçã
É o meu fruto preferido
Como logo pela manhã
E é muito colorido.

O morango
Eu adoro o morango
Ele é muito saboroso
Com ou sem açúcar
É sempre delicioso.

Quivi
O quivi é verde
É muito peludo
Como-o com alegria
Durante todo o dia.

Banana
 É parecida com a Lua
No quarto decrescente
Tem a cor da estrela.
Quando a mastigamos
Energia vamos receber
E ajuda-nos a crescer.

Manga
A manga é muito boa
Porque tem muitas vitaminas
É muito escorregadia
E bastante macia.

Melão 
Quando chega o verão
Comemos muito melão
É muito redondinho
Parece um balão.


Melancia
 Desfaz-se na boca
E é muito docinha.
É vermelha e macia
É óbvio que é a melancia.

Cereja
A cereja é vermelha
Tem um caroço pequenino
Parece um brinco.
Comemos aos pares
E com prazer as trinco.


Laranja
 A laranja é laranjinha
É muito docinha.
Aos gomos a vamos comer
Para assim nos satisfazer.


Ameixa
A sua cor é verde ou roxa
Nasce na ameixoeira
É a minha amiga ameixa
Que no Inverno nos deixa.

Ananás
 É um fruto ácido.
No topo tem uma coroa
Parecida com a da romã.
É o nosso ananás
Que no Natal, vem no cabaz.

Côco
Cor de açúcar por dentro
Cor de chocolate por fora
Estamos a falar do Coco
E comemos a toda a hora.

Salada de fruta 
Muitos frutos
Devemos misturar
Para uma salada de frutas formar
Numa taça a vamos colocar
Com muita alegria, a devorar.



Poemas... 4º B


Poemas apresentados por alunos do 4º B durante a Semana da Leitura:

(temos poetas!)


Se eu tivesse asas…

Se eu tivesse asas
Gostaria de voar
Andar por cima das casas
Estar no céu a planar

Se eu tivesse asas
Passeava com as gaivotas
Se voar eu pudesse
Não compraria botas

Se asas tivesse eu
Perseguiria  o meu sonho
Lutaria pelo que é meu
Tornava o mundo risonho

Se eu tivesse asas
Era mágica como as fadas
Mas tudo não passa de histórias
Que estão nas minhas memórias.

Leonor 4º B

Eu detesto, Eu adoro

Eu detesto ser excluído
Eu adoro brincar
Eu detesto falhar
Eu adoro acertar.

Eu detesto tristeza
Eu adoro felicidade
Eu detesto a morte
Eu adoro a vida.

Eu detesto rufias
Eu adoro companheiros
Eu detesto terroristas
Eu adoro amigos.

Eu detesto prisões
Eu adoro liberdade
Eu detesto a guerra
Eu adoro a paz!

Leandro Silva 4º B

O último ano

Nunca mais irei esquecer
Esquecer este ano maravilhoso
Maravilhoso para aprender
Aprender com Isabel Paulino, é espantoso!

Tenho medo de chorar
Chorar de saudade
Saudade de estudar
Estudar com vontade.

Os meus amigos, não os irei esquecer
Esquecer? Nem a eles, nem a professora!
Professora que marca muitos TPC!
Mas enfim! Quero de ano passar!

Inês Magalhães 4º B


A praia

A praia é bonita
Um sítio para relaxar
No mar podemo-nos refrescar
E na areia brincar.

Nos dias de verão
Só me apetece saltar
Porque sei que na praia
Irei nadar.

Nadar e brincar
É o que me apetece…
Não paro de sonhar
Ouço o som do mar.

Eu a mergulhar,
O meu pai a pescar,
Minha mãe a sonhar
E o Matias a brincar!

Adriana Montenegro 4º B


O Gato e o Rato

Um gato
Vai a passar
Olha para um rato
Toca a andar.

Fica quieto
Sem nada mexer
Prepara-se para o rato
Vamos lá comer.

O rato
nem queria acreditar
Fugiu ao gato
Sempre a cavalgar.

Não queria ser apanhado
Pelo gato, o Cantor,
Queria dormir descansado
Mas do gato tinha pavor!

Bruno Costa 4º B


Quero ser escritor

Eu quero ser escritor,
Escrever livros não dá dor.
Livros em prosa e em poesia
Livros para crianças e para adultos.

Escrevo livros de matemática
Português e Estudo do Meio,
De Geografia e Inglês
Para os meninos puderem aprender.

Gosto tanto de escrever
Que todos os dias o quero fazer.
Um livro que eu fazia
E um livro que editaria.

Um dia escrevi um livro
E mandei-o logo editar
A editora não o quis aceitar
E eu pus-me logo a chorar!

Pedro Martins 4º B


A nuvem e o Sol

Acordei de manhãzinha
Com os pássaros a cantar
As borboletas a voar
E o sol a brilhar.

Uma nuvem o tapou
E triste ficou,
Sem flores a florir
Nem pássaros a sorrir.

Mas porque é que ficou ali
Sem sentido nenhum.
Adormeceu? Parou?
Ou será que vai chover?

Depois do almoço
O sol voltou a brilhar,
As flores a florir,
E os pássaros a sorrir.

Será, será que ela chegou.
Não sei, mas o Sol brilhou
A chuva parou,
E a primavera chegou!

Eunice 4º B

O cão Simão que bebia limão

Era uma vez um cão
Chamado Simão,
Bebia sumo de limão,
O seu dono era o João!

O amigo dele, o Sebastião,
Era um bocado comilão,
E um dia, foram numa nobre missão,
Assaltar o caldeirão.

Depois de assaltar o caldeirão,
Simão e Sebastião,
Foram procurar o Dragão,
O ????  senão prego-te um bofetão.

O malvado Dragão,
pregou-lhes um bofetão
Que eles até foram
parar a Plutão.

Filipe Lopes 4º B


Quem me dera…

Quem me dera ser sereia
Para no mar mergulhar,
Com os peixes brincar
E numa baleia andar.

Pelo mar a nadar,
A ver as algas a baloiçar,
Os golfinhos a saltar,
E todo o peixe a dançar.

Mas ainda sou criança
Tenho muito para sonhar.
Sereia, princesa, fada.
Muitos desejos para realizar.

Ana Rita Branco 4º B


A girafa da Marrafa

Lá vai ela, a girafa
Vai toda aperaltada.
Não se mexe, não se toca.
Não quer ficar torta!

Onde vai ela assim?
Com sapatos de marfim.
Com colar de arrasar,
E pulseira de pasmar.

Quando estava na passerele
Ficou toda coradinha,
Mas lá se deixou levar
E ficou em primeiro lugar.

Eunice Catarino 4º B

O Sapo sapudo

O sapo sapudo
Andava a saltar,
À beira de um rio
Sem nunca parar.

Saltava, saltava
Sem nunca parar,
O sapo sapudo
Estava a brincar.

O sapo sapudo
De tanto brincar,
Cansou-se e deitou-se
De patas para o ar.

Balançava as patas
De um lado para o outro,
E ria contente o grande maroto.

O grande maroto
Sorria feliz,
Com uma borboleta,
Na ponta do nariz.

Tiago 4º B

segunda-feira, 18 de março de 2013

Dia do Pai

Feliz Dia dos Pais!

Não se esqueçam de ler para os mais pequeninos e pedir aos mais crescidos que leiam para vocês!