quinta-feira, 23 de maio de 2013

SOBE


O Projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares) já se encontra na nossa escola!



Traz livros, material didático, jogos, para aprender sobre a importância da Higiene Oral de forma divertida!


terça-feira, 21 de maio de 2013

Histórias

A Contadora de Histórias Ana Esteves, veio à nossa escola para nos contar 2 histórias:
Da Horta para a Compostagem e Um dia de História com o Avô Pedro.
Os meninos estiveram muito atentos às aventuras do caracol Rodrigo e dos seus amigos: a lesma Esmeralda, a aranha Aurora, as manas Gémeas, a Maria Café...






Os mais crescidos ficaram a conhecer um pouco melhor a História de Portugal, contada pelo avô Pedro à sua neta Teresinha.



OH! Vamos brincar com as palavras?!

Os meninos da pré e do 1º ano vieram ver e ouvir duas histórias muito diferentes:
uma usa a visão, e muita imaginação; a outra está mais ligada à audição, ao ritmo, à música, querem saber quais são?!
Uma, conta a história do Sr Crocodilo que quer dar um presente à sua amada. O que será?! Oh! Surpresa!!!


Na outra história, anda tudo ao contrário, e até há um abecedário maluco de nomes, imaginem!! Temos uma casa com o telhado no chão e um poço tão alto como a chaminé!



São engraçados, os livros, e diferentes:
Tanto é divertido um livro sem palavras, como outro com música para dançar com as palavras.

O importante é pegar neles e sonhar! 












terça-feira, 14 de maio de 2013

Novos títulos para requisitar...

A equipa da biblioteca tem feito um esforço no sentido de colocar à disposição dos seus utentes, livros e DVD para poderem ser requisitados.
Aqui estão mais alguns exemplares:




Vem buscá-los e diverte-te!


quarta-feira, 1 de maio de 2013

A Escola no Estado Novo


As turmas de 3º ano visitaram a exposição patente na biblioteca da escola sede, em articulação com o grupo disciplinar de História, intitulada A Escola no Estado Novo.

Os alunos tiveram oportunidade de perceber as diferenças entre o ensino dessa época (antes do 25 de abril de 1974) e o de hoje.

Sentaram-se nas carteiras de madeira e ficaram a conhecer os materiais como livros escolares, cadernos, lousas, mapas, réguas e outros utilizados como castigo: a palmatória e as "orelhas de burro"!

Agradecemos as palavras e a simpatia da Srª Profª Natália Pereira, que com muita paciência, explicou aos nossos alunos como eram as aulas nesse tempo.

Viram ainda um excerto do filme Aniki Bobó de Manoel de Oliveira.







Aniki Bobó

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Concurso Nacional de Leitura

Decorreu ontem, dia 24 de abril, durante todo o dia, a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, com o apoio dos dois agrupamentos de escolas de Espinho. 
Apesar dos nossos alunos (ainda) não participarem como concorrentes, participaram como atores, proporcionando um bom momento cultural, representando um excerto da obra Anibaleitor de Rui Zink, uma das obras a concurso para o 3º ciclo.

Aproveitamos para dar os parabéns a todos os finalistas e vencedores e a todos os que tornaram possível esta grande festa!


(ao contrário das imagens, em que aparecem com computadores enfiados na cabeça, temos aqui alguns bons leitores!)

Aqui ficam algumas imagens:




domingo, 21 de abril de 2013

A Mãe

Os meninos da Pré vieram à biblioteca para ouvir duas histórias, cujo tema é a MÃE
Será que a Mãe tem uma cara ou várias?! 
Como é a Minha Mãe?!

Depois das histórias, conversamos um pouco para responder a estas perguntas.



Alguns meninos já começaram a preparar as suas prendinhas para o dia da mãe...



Acho que as mães vão ficar muito contentes! Que acham?!

Também os alunos do 1º e 2º ano vieram à biblioteca ver e ouvir uma história dedicada à mãe:
Mamã Maravilha!




A Mãe pode ter várias facetas, como todos nós: alegre, triste, preocupada, ausente, divertida, mas o mais importante é o AMOR que ela sente por nós!