sábado, 2 de novembro de 2013

Contadora de histórias

Ana Esteves, da editora da Arte em Movimento, veio mais uma vez contar algumas histórias aos nossos alunos.
Começou com a Música na Floresta, para os meninos da Pré e 1º ano:




... depois seguiu-se o Urso e a Solidariedade, para os alunos do 2º ano: 


...depois continuou com Os esquilos e o optimismo para os meninos do 3º ano:


... e para o 4º ano, O gorila e o esforço, uma vez que estes meninos têm que trabalhar bastante para terem bons resultados!


Todos gostaram muito destas histórias!

até houve música!


reparem como estão atentos!

o que é a solidariedade, numa palavra?! os nossos alunos dizem que é:
 amizade, ajuda, simpatia, gentileza...





 Obrigada Ana, até à próxima!





Dia internacional da Biblioteca Escolar

No dia 28 de outubro, dia em que celebrou o Dia Internacional da Biblioteca Escolar, foram escolhidos alguns textos para serem lidos, desde a pré até ao 4º ano.

Para os meninos da Pré, escolhemos Todos no Sofá, de Luísa Ducla Soares;
para o ano, Tantos nomes! de Inês Pupo;
para o 2º ano, As cores, de Inês Pupo;
para o 3º ano, História do livro ativo, de Conceição Areias;
para o ano, Ler doce ler, de José Jorge Letria

aqui fica o trabalho do 2º B







Os meninos da pré também se divertiram, com a avó, que foi ler Todos no Sofá, de Luísa Ducla Soares!






Mais alguns exemplos do momento Pausa para Ler!




A professora bibliotecária agradece a colaboração dos Encarregados de Educação que aceitaram este desafio, em prol da leitura!

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Dia Internacional da Biblioteca Escolar

Neste dia especial, (Dia Internacional da Biblioteca Escolar),a nossa biblioteca recebeu uma prenda!
A professora bibliotecária agradece, em nome de todos os meninos que vão poder ouvir, ler, e sonhar com esta história!




Dia Internacional da Biblioteca Escolar

No Dia Internacional da Biblioteca Escolar, tivemos uma atividade diferente, em que alguns Encarregados de Educação vieram à escola partilhar leituras com as turmas.
Foi uma atividade que se desenvolveu em todas as escolas do agrupamento, em que durante a manhã, houve uma Pausa para Ler.

Esperamos que todos tenham gostado desta partilha de leitura, quer os mais crescidos, que disponibilizaram um bocadinho do seu tempo para estar connosco, quer os mais pequeninos que tiveram uma visita inesperada, quer as professoras por permitirem esta abertura a momentos diferentes, sempre com o objectivo de promover a leitura!

obrigada a todos! e... Boas leituras!







domingo, 20 de outubro de 2013

A Lagartinha Comilona

Os mais pequeninos ainda ouviram a história da  Lagartinha Comilona, que enquanto comeu maçãs, ameixas, peras, laranjas, andou bem, mas quando comeu muitas lambarices, como bolo de chocolate, tarte, chupa-chupas, chouriço, salsichas, etc, ficou com uma grande dor de barriga! Agora os mais pequeninos já sabem distinguir alimentos saudáveis daqueles que só se podem comer de vez em quando, por exemplo em dias de festa!




16 de outubro - Dia da Alimentação





Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, foi divulgada uma apresentação sobre Alimentação: cuidados de higiene no manuseio dos alimentos, e a importância de fazermos uma dieta equilibrada. 
Seguidamente, foi apresentada uma história relacionada com o tema conforme os anos. 
Para os mais pequeninos, foi a história dos Duendes dos Legumes e do Artur um patinho que não queria comer legumes.
Para os do 3º ano: A ovelhinha que veio para jantar de Joelle Dreidemy e Steve Smallman





 e para os do 4º ano: O Caldo de Pedra de Maria Teresa dos Santos Silva