domingo, 4 de maio de 2014

Feliz Dia da Mãe

A Minha Mãe



Os olhos da minha mãe
Brilham como estrelas.
O cabelo cheira a gelado de baunilha.
A pele é macia como veludo.
Quando for grande quero ser como a minha mãe.
De vez em quando,
a minha mãe leva-me a lanchar
a pastelarias da Baixa.
Bebemos chá,
comemos torradas e bolos.
conversamos sobre muitas coisas
e olhamos as pessoas
que passam na rua.
Depois entramos em lojas variadas.
Peço sempre para ir a retrosarias.
onde se vendem botões,
fitas, laços, rendas.
No cinema a minha mãe explica-me baixinho
ao ouvido algumas cenas do filme.
Bem me queria parecer
que o pobre coelho de olhos rosados
está quase a ser enganado
pelos maldosos senhores bules.
Quando a minha mãe canta
até as paredes ouvem,
elas que têm ouvidos,
«O meu amor é pequenino
Como um grão de arroz»…
Sabe cantigas muito engraçadas
e outras tão bonitas
que fazem chorar,
Peço à minha mãe que cante
Muitas vezes
as minhas preferidas.
Também eu canto
No coro da escola.
A minha mãe vai
Assistir ás audições.
Do palco vejo-a
a olhar para mim.
A minha mãe mostra-me
álbuns com fotografias
da família: os meus pais
quando eram pequenos,
os primos, os tios.
Até há retratos
Dos bisavós e trisavós,
Fico a saber muitas histórias
que com eles se passaram.
A minha mãe leva-me a museus
e galerias de arte.
Conta-me quem pintou aqueles quadros,
quando foi
e muitas vezes como aconteceu.
Interesso-me cada vez mais
Pelas formas e as cores.
«Estas podíamos ser nós»,
Digo eu ao ver
uma mãe e uma filha
com grandes
chapéus floridos.
Quando os meus amigos vêm brincar cá em casa,
a minha mãe prepara lanches,
enfeita a sala com luzes coloridas,
ajeita os móveis para facilitar
as nossas brincadeiras mais mexidas.
Os meus amigos acham
que a minha mãe é bonita e simpática
e eu fico um pouco vaidosa.
A minha mãe ensina-me a fazer fantoches
com pasta de papel, tintas
e tecidos variados.
Depois brincamos aos teatros,
«Senhoras e senhores, meninas e meninos,
O espectáculo vai começar!»
Vou muitas vezes passear com a minha mãe,
Que me ensina a descobrir
A beleza dos prédios rosados
com flores à janela e estendais coloridos,
as histórias azuis dos painéis de azulejos,
a fantasia a preto e branco das calçadas,
Quando me vou deitar, a minha mãe
Lê-me contos, ensina-me adivinhas,
provérbios, lengalengas,
Inventa histórias fantásticas
que mais ninguém conhece:
são só para mim.
Quando por alguma razão estou triste,
a minha mãe é quem melhor me consola.
Abraça-me e diz-me as palavras
que eu preciso de ouvir.


 (A minha mãe; Ana Faria)


quinta-feira, 1 de maio de 2014

Visitas!

No dia 29 de abril, a turma da educadora Manuela da Escola EB1/JI Quinta da Seara, veio visitar-nos para mais uma atividade das Leituras Partilhadas, em que viram e ouviram as histórias:




Aproveitaram para confraternizar com os nossos alunos da pré, num amigável jogo de futebol, e ainda tiveram tempo de utilizar alguns dos puzzles disponíveis na nossa biblioteca escolar. 
Uma manhã diferente e divertida como se pode ver!






Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador ou Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente no dia 1º de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal e em outros países. No calendário litúrgico celebra-se a memória de São José Operário por tratar-se do santo padroeiro dos trabalhadores.

Dia do Trabalhador em Portugal

Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia.

O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-IN (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral 
dos Trabalhadores).

No Algarve, assim como na Madeira e Açores é costume a população fazer piqueniques e são organizadas algumas festas nas regiões.


quarta-feira, 23 de abril de 2014

O dia do Livro (23 de Abril)



Abre-se o livro
em qualquer página
e cabe nele um dia ou um ano,
cabe nele a sabedoria,
o romance e a poesia,
cabe nele o conhecimento
e a luz que nem do pensamento;
cabe nele tudo o que somos,
desde que gostemos de ler,
porque ler é aprender,
sendo também liberdade e prazer;
cabe nele o mundo inteiro,
escrito em computador
ou com a tinta de um tinteiro,
e de tudo isso falará neste dia
o leitor verdadeiro,
que do livro, por ser livre,

será sempre amigo e companheiro.


(in O livro dos Dias de José Jorge Letria)

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Quem sabe?!

Vejam lá se adivinham:


1
Orelhas longas para escutar,
patas de trás para saltar,
andava tão sossegado,
agora começa a caça,
já ando sobressaltado.

2
Sou casinha branca,
sem porta nem tranca,
a verdade é que é,
ninguém me põe em pé.

3
verde foi meu nascimento,
depois de luto me vesti,
para dar luz ao mundo,
mil tormentos padeci.

4
Chamaste-me mentirosa.
Vejam bem que atrevimento!
Não sou eu quem te alumia
suspensa no firmamento?

5
Era um fiel escudeiro,
tinha uma grande pança.
Famoso no mundo inteiro!
adivinha, linda criança!

6
Foi um grande cavaleiro,
com cavalo magricela.
Que correu todo o mundo,
em busca de uma donzela.


identifica-te e envia as tuas respostas para: bibliotecaesp2@gmail.com

sábado, 5 de abril de 2014

A fuga da ervilha

No dia 4 de abril, as turmas do 3º A e 3º D, deslocaram-se à Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, para um encontro com a ilustradora do livro A fuga da ervilha Patrícia Figueiredo, escrito por Pedro Seromenho. Um livro, que de uma forma muito divertida explica o sistema digestivo, desde a entrada até à saída!





 Depois das apresentações, Patrícia contou a história desta ervilha e as suas aventuras desde que entrou na boca do menino...


No final, desafiou os alunos a continuarem a história, que outras aventuras a ervilha poderia viver?!
desde entrar num barco, ser engolida por uma baleia, entrar num submarino ou encontrar um tesouro num barco afundado...




Uma forma de dar largas à imaginação e à criatividade!

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dia Internacional do Livro Infantil

No Dia Internacional do Livro Infantil, por que não escolher um dos muitos livros disponíveis na tua biblioteca e levar para casa para ler?!
As férias estão a chegar! aproveita para requisitares os teus companheiros de aventuras!!!





Boas leituras!