domingo, 10 de maio de 2015

Bichos da seda - Um ciclo de vida

Alguns meninos do pré-escolar receberam uns visitantes muito estranhos...
são pequeninos, parecem umas minhocas e comem umas folhas específicas: folhas de amoreira!
O que são?!
Vamos descobrir?!






sábado, 9 de maio de 2015

Articulação entre bibliotecas escolares do AEMGA

No Âmbito do RUMOS, abertura da escola à comunidade, realizou-se mais uma atividade de articulação entre bibliotecas escolares, e ciclos de escolaridade.
Os alunos do 6º ano apresentaram uma dramatização da história Vem aí o Zé das Moscas, de António Torrado, aos alunos do 2º ano
Os pequeninos da pré, sala dos Vermelhos, também quiseram participar, apresentando uma Canção Mimada.







quinta-feira, 30 de abril de 2015

Workshop de ilustração com Anabela Pedrosa

Hoje as turmas do 3º ano tiveram uma atividade diferente com a presença da ilustradora Anabela Pedrosa, que amavelmente explicou como se processa a "construção" de um livro, desde a escrita até à sua publicação e em especial, como ocorre o processo criativo da ilustração.
Desde o momento em que lê o texto e percebe a mensagem do autor, o que ele pretende transmitir aos leitores, começa então a usar a sua "biblioteca de imagens" e a fazer a união/parceria entre as palavras e as imagens.
Ficamos a saber que a Anabela gosta de se inspirar na Natureza, para ter ideias para os seus desenhos.
Mostrou-nos alguns dos seus esboços, explicou-nos o que é o storyboard (imagens organizadas segundo uma sequência), e mostrou-nos também alguns dos desenhos originais utilizados na ilustração de livros.
No final, a atividade proposta foi a criação de um marcador de livros original, com uma frase relacionada com a leitura.
Obrigada Anabela!

quarta-feira, 29 de abril de 2015

A Minha Mãe é...

O que é a mãe, para ti?! Aqui estão as respostas dos meninos das salas dos Amarelos e dos Verdes!!!

Intercâmbio entre a pré e o 1º ano!

No Dia Mundial do Livro, a turma dos Azuis esteve na biblioteca para apresentar uma música aos alunos do 1º B, sobre alimentação saudável
Os meninos do 1º B recitaram frases com os seus nomes, ao estilo do Abecedário Maluco de Luísa Ducla Soares.
No fim ouvimos todos essa música divertida inspirada nos poemas da autora.



quinta-feira, 23 de abril de 2015

As Palavras - 2º A

No dia em que se assinala o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, lançamos um e-book elaborado com textos criados pelos alunos do 2º A, da profª Isabel Paulino, e apresentado durante a Semana da Leitura:


23 de abril - Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, entre outros. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

(acedido em 22/04/2015)