terça-feira, 19 de maio de 2015

Amizade

Hoje os meninos da sala dos laranjas vieram à biblioteca para falarmos sobre Amizade
Ouvimos a música Ter amigos é tão bom e vimos o filme O Peixinho Arco-Íris, que fala sobre um peixinho que tens escamas muito bonitas e é muito vaidoso, mas não tem amigos. 
Depois de algumas peripécias, acaba por perceber que o que é importante é a amizade e não a beleza exterior.



quarta-feira, 13 de maio de 2015

Escritor Anthero Monteiro

O professor Anthero Monteiro, esteve na nossa escola para conversar com os alunos do 3º ano sobre livros. 
Falou-nos do seu percurso como escritor, começando muito jovem a escrever histórias, que mostrava às escondidas aos seus colegas. Apesar de algumas "reguadas" não desmoralizou e tem escrito, ao longo dos anos, para crianças e adultos, especialmente poesia. 
Explicou que para ter inspiração, ele tem que estar atento ao que o rodeia. Qualquer coisa pode despertar a atenção, para a partir dali, poder criar. 
Alguns alunos presentearam o escritor com a declamação do poema Sara Sardapintada.
Depois, foi a vez do nosso convidado ler para nós um texto do livro Lia que lia lia.
Mais um momento inspirador, na nossa BE!





domingo, 10 de maio de 2015

Bichos da seda - Um ciclo de vida

Alguns meninos do pré-escolar receberam uns visitantes muito estranhos...
são pequeninos, parecem umas minhocas e comem umas folhas específicas: folhas de amoreira!
O que são?!
Vamos descobrir?!






sábado, 9 de maio de 2015

Articulação entre bibliotecas escolares do AEMGA

No Âmbito do RUMOS, abertura da escola à comunidade, realizou-se mais uma atividade de articulação entre bibliotecas escolares, e ciclos de escolaridade.
Os alunos do 6º ano apresentaram uma dramatização da história Vem aí o Zé das Moscas, de António Torrado, aos alunos do 2º ano
Os pequeninos da pré, sala dos Vermelhos, também quiseram participar, apresentando uma Canção Mimada.







quinta-feira, 30 de abril de 2015

Workshop de ilustração com Anabela Pedrosa

Hoje as turmas do 3º ano tiveram uma atividade diferente com a presença da ilustradora Anabela Pedrosa, que amavelmente explicou como se processa a "construção" de um livro, desde a escrita até à sua publicação e em especial, como ocorre o processo criativo da ilustração.
Desde o momento em que lê o texto e percebe a mensagem do autor, o que ele pretende transmitir aos leitores, começa então a usar a sua "biblioteca de imagens" e a fazer a união/parceria entre as palavras e as imagens.
Ficamos a saber que a Anabela gosta de se inspirar na Natureza, para ter ideias para os seus desenhos.
Mostrou-nos alguns dos seus esboços, explicou-nos o que é o storyboard (imagens organizadas segundo uma sequência), e mostrou-nos também alguns dos desenhos originais utilizados na ilustração de livros.
No final, a atividade proposta foi a criação de um marcador de livros original, com uma frase relacionada com a leitura.
Obrigada Anabela!

quarta-feira, 29 de abril de 2015

A Minha Mãe é...

O que é a mãe, para ti?! Aqui estão as respostas dos meninos das salas dos Amarelos e dos Verdes!!!

Intercâmbio entre a pré e o 1º ano!

No Dia Mundial do Livro, a turma dos Azuis esteve na biblioteca para apresentar uma música aos alunos do 1º B, sobre alimentação saudável
Os meninos do 1º B recitaram frases com os seus nomes, ao estilo do Abecedário Maluco de Luísa Ducla Soares.
No fim ouvimos todos essa música divertida inspirada nos poemas da autora.