domingo, 18 de outubro de 2015

Pausa para ler! 26 de outubro

O Dia Internacional da Biblioteca Escolar comemora-se, este ano a 26 de outubro, sob o lema: A Biblioteca Escolar é Super!
As Bibliotecas Escolares do Agrupamento, associam-se, mais uma vez, a este evento com a atividade "Pausa para Ler!/Stop! Vamos Ler!", convidando alunos, professores, pais e encarregados de educação, pessoal não docente e elementos da comunidade para celebrar a leitura.
Assim, haverá uma paragem simbólica entre as 10h e as 10.30h, nas Escolas Básicas do 1º ciclo, para, todos juntos, festejarmos este dia.
Boas Leituras!

Ajudaris'15 - Histórias de Encantar

O projeto Ajudaris é uma associação de solidariedade que conta com vários apoios, entre eles jovens autores que escrevem histórias, com a ajuda das suas professoras, que posteriormente são ilustradas por ilustradores também eles solidários.
O nosso agrupamento aderiu a este projeto, tendo participado com várias histórias, de várias escolas e anos de escolaridade. 
A escola EB Espinho 2, também esteve representada com duas histórias: uma do pré- escolar e outra do 1º ciclo.
Hoje, dia 18 de outubro, foram lançados os três novos livros deste ano; sim, 3 porque as escolas, direções, professores, educadores, alunos, e pais e encarregados de educação estão cada vez mais sensibilizados para este tema da Solidariedade.Daí, como o número de escolas participantes era grande, foram realizados 3 volumes, de acordo com as áreas geográficas (Norte, Centro e Sul).
Este ano o mote da escrita era sobre Valores. Apareceram muitas histórias que vale bem a pena ler!
Aqui fica um "cheirinho"!

domingo, 11 de outubro de 2015

Formação de utilizadores

As turmas do 1º ano visitaram a biblioteca escolar para conhecerem melhor este espaço, com livros, jogos, passatempos, histórias e tudo mais o que a imaginação ditar.
Para já, ficaram a conhecer as regras de utilização da biblioteca, comportamento a adotar, cartão de leitor, número de requisições, cuidados a ter com os livros, para se tornarem bons leitores.
Ouviram ainda a história "A magia da estrela de outono", que fala da estação do ano em que estamos e também da amizade.

Atempadamente, será elaborado um horário de utilização da biblioteca pelas turmas, para que, o ir escolher um livro, seja uma rotina positiva e não algo esporádico.
Quem vê ler, acaba por ter curiosidade e querer ler também, nem que para estes meninos, o ler seja "apenas" ver as imagens e interpretar a história à sua maneira, ou pedir aos adultos para lerem em voz alta.
O exemplo dado pelos mais velhos é muito importante nesta fase: dedique um pouco do seu tempo a ler para os seus filhos, verá mais tarde que é um investimento que vale a pena!

Boas leituras, em família!!

A biblioteca escolar é super! Visita a BE!


Outubro é o mês das Bibliotecas Escolares. 
Visita a tua biblioteca e vem requisitar os novos livros que temos para ti!
Ler é divertido!

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Era uma vez um dia normal de Escola

Para dar início ao novo ano letivo, recebemos um menino, igual a tantos outros, que fazia todas as coisas normais do dia a dia, como nós, mas ao conhecer o seu professor teve uma experiência fora do "normal"! Uma aula com música que deu origem a textos e desenhos que expressaram os sentimentos libertados pela música. Assim foi também, o início do nosso novo ano escolar!







quarta-feira, 1 de julho de 2015

Afetos...


Porque a escola é feita de afetos e porque é de pequenino que se apreendem os Valores, aqui fica o vídeo da turma dos azuis, que foram público regular da biblioteca, ouvindo tantas histórias, filmes, músicas, trazendo surpresas como recitar poemas, cantando, ou apresentando pequenas histórias!
Parabéns a todos!


quarta-feira, 24 de junho de 2015

Atividades da biblioteca escolar Espinho 2

É ingrato reduzir a 5 minutos, todo um ano de trabalho, mas este pequeno vídeo serve apenas para relembrar alguns momentos chave vividos na nossa biblioteca.
Obrigada a todos os que participaram e colaboraram connosco.