domingo, 29 de novembro de 2015

Não era uma vez

O escritor Henrique Pereira, esteve na nossa escola para apresentar o livro Não era uma vez, às turmas de 4º ano, que relata a história de uma princesa muito diferente das princesas tradicionais, dos contos de fadas, e que ao longo do livro vai relembrando outras histórias bem conhecidas, como a Capuchinho Vermelho, O alfaiate, ou Ali Babá e os 40 ladrões, mas de uma forma peculiar.
O autor fez-se acompanhar da "princesa" e de alguns objetos rapidamente identificados pelos alunos, comuns a outras histórias.
Os alunos apresentaram algumas questões, às quais o escritor respondeu pacientemente. 
No final, houve ainda tempo para uma sessão de autógrafos.





sexta-feira, 27 de novembro de 2015

É de pequenino que se cria o gosto pela... vinda à biblioteca!

As senhoras educadoras têm vindo assiduamente, com os seus meninos, à biblioteca escolar. Ouvir uma história, ver um pequeno filme ou ouvir uma música, são algumas das atividades que os mais pequenos têm feito na BE. Trazem o que aprenderam na sala para partilhar com as professoras da biblioteca, inclusive lindos trabalhos, relacionados com as histórias que vão ouvindo, para expor no nosso espaço.







quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Os livros - 2º A

A turma do 2º A, brindou-nos com mais um belo poema, sobre algo muito especial: 

Os livros!

Os livros servem para aprender.
Histórias vamos ouvir,
desenhos pudemos ver
e palavras conseguimos ler.

Os livros têm capas
para os proteger.
Os leitores atrair,
as pessoas vão-se divertir
e o mundo ficará a sorrir.

Os autores, poemas e histórias vão escrever.
As pessoas podem sonhar,
as crianças aprendem a ler e a imaginar.
O coração começa a palpitar 
e todos vão adorar.


Parabéns aos nossos pequenos poetas!

domingo, 15 de novembro de 2015

Concurso Postais de Natal

Mais uma vez, as bibliotecas escolares do agrupamento Dr. Manuel Gomes de Almeida, convidam a comunidade educativa a participar nesta atividade, pondo à prova a sua criatividade e imaginação.
Participem!
Esperamos pelos vossos trabalhos!

Regulamento do Concurso

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Trabalhos relacionados com a Pausa para Ler

Poemas criados pelos alunos do 2º A, inspirados no texto da Pausa para Ler: A crocodila mandona

A crocodila mandona
estava a tomar banho no rio.
O tempo estava frio
e encontrou o seu tio.

A crocodila mandona
nunca deixava passar ninguém.
Uma tartaruga tentou o rio atravessar
e a crocodila começou logo a resmungar.

A crocodila mandona
era muito marota.
O coelhinho, o rio tentou atravessar
e a crocodila começou logo a reclamar.

Certo dia, a crocodila mandona
por um crocodilo se apaixonou.
Com ele foi mergulhar
e todos os animais, o rio conseguiram passar.

A crocodila mandona
mudou a sua atitude.
Os animais ficaram a observar
os dois a namorar.
                                           
                                                                                       Sala dos Azuis:




quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Pausa para ler

Mais uma vez a equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, para assinalar o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, dinamizou a atividade Pausa para Ler / Stop vamos Ler!, envolvendo educadoras, professoras, assistentes operacionais, alunos, encarregados de educação, e outros elementos da comunidade, para partilhar um momento de leitura com os nossos alunos. Assim, na dia 26 de outubro, entre as 10h e as 10.30h, tivemos vários voluntários de leitura, para partilhar alguns textos com os mais pequenos. 
Desde a Joaninha Diferente, a Crocodila Mandona, A fada das Ondas e o Pintor de Sorrisos, tivemos momentos de partilha e ternura, nas muitas salas de aula, de todo o agrupamento! A nossa escola também participou ativamente neste momento, tendo inclusive elaborado alguns trabalhos baseados nas histórias que ouviram!
Ora vejam!

domingo, 18 de outubro de 2015

Pausa para ler! 26 de outubro

O Dia Internacional da Biblioteca Escolar comemora-se, este ano a 26 de outubro, sob o lema: A Biblioteca Escolar é Super!
As Bibliotecas Escolares do Agrupamento, associam-se, mais uma vez, a este evento com a atividade "Pausa para Ler!/Stop! Vamos Ler!", convidando alunos, professores, pais e encarregados de educação, pessoal não docente e elementos da comunidade para celebrar a leitura.
Assim, haverá uma paragem simbólica entre as 10h e as 10.30h, nas Escolas Básicas do 1º ciclo, para, todos juntos, festejarmos este dia.
Boas Leituras!