sábado, 6 de fevereiro de 2016
sexta-feira, 29 de janeiro de 2016
Concurso de Poesia Visual
Mais uma vez, as bibliotecas do agrupamento AEMGA, lançam um desafio aos alunos, através do Concurso de Poesia, como forma de comemorar a Semana da Leitura, que irá decorrer entre 29 de fevereiro e 4 de março.
Para os alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos, o desafio é criar um poema visual, sob o tema "Ler e Ser Global", (a leitura pode ser algo comum a todas as raças, culturas e religiões. É algo transversal e que une as pessoas).
Faz o teu poema, com as palavras desenha algo relacionado com o tema e concorre! até 19 de fevereiro!
aqui fica o link para o regulamento: Concurso de Poesia
para perceberes melhor o que é um poema visual, aqui ficam alguns exemplos:
quarta-feira, 27 de janeiro de 2016
Um bocadinho de Inverno
Os meninos da pré, têm vindo à biblioteca ouvir muitas histórias. Desta vez, foi Um bocadinho de Inverno, de Paul Stewart e Chris Riddel. Mais um momento divertido, passado neste espaço.
quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
Histórias da Ajudaris
No dia 27 de novembro, realizou-se um encontro, na Santa Casa da Misericórdia de Espinho, para entrega dos diplomas de participação às turmas do concelho, que participaram nas histórias da Ajudaris. Foram 8 histórias de várias turmas das diferentes escolas de Espinho. Este encontro contou com a presença da Drª Rosa Vilas Boas, diretora da Ajudaris, das ilustradoras espinhenses Anabela Pedrosa, Graça Tavares e Isabel Pelaez, do contador de histórias Rui Ramos, de alunos e professores que dinamizaram / criaram as histórias, e de muitos familiares que fizeram questão de estar presente, neste momento solidário.
Foram apresentadas as histórias contadas / lidas a solo ou com acompanhamento musical, e no final, ainda houve tempo para uma sessão de autógrafos, dada pelos pequenos autores a quem assim o solicitou.
Estas histórias compiladas em livro, vendido a um preço simbólico, irão alegrar quem as ler, e essa verba irá reverter para ajudar quem mais precisa.
(Pode encontrar o livro numa biblioteca escolar perto de si!)
domingo, 29 de novembro de 2015
Não era uma vez
O escritor Henrique Pereira, esteve na nossa escola para apresentar o livro Não era uma vez, às turmas de 4º ano, que relata a história de uma princesa muito diferente das princesas tradicionais, dos contos de fadas, e que ao longo do livro vai relembrando outras histórias bem conhecidas, como a Capuchinho Vermelho, O alfaiate, ou Ali Babá e os 40 ladrões, mas de uma forma peculiar.
O autor fez-se acompanhar da "princesa" e de alguns objetos rapidamente identificados pelos alunos, comuns a outras histórias.
Os alunos apresentaram algumas questões, às quais o escritor respondeu pacientemente.
No final, houve ainda tempo para uma sessão de autógrafos.
sexta-feira, 27 de novembro de 2015
É de pequenino que se cria o gosto pela... vinda à biblioteca!
As senhoras educadoras têm vindo assiduamente, com os seus meninos, à biblioteca escolar. Ouvir uma história, ver um pequeno filme ou ouvir uma música, são algumas das atividades que os mais pequenos têm feito na BE. Trazem o que aprenderam na sala para partilhar com as professoras da biblioteca, inclusive lindos trabalhos, relacionados com as histórias que vão ouvindo, para expor no nosso espaço.
quinta-feira, 26 de novembro de 2015
Os livros - 2º A
A turma do 2º A, brindou-nos com mais um belo poema, sobre algo muito especial:
Os livros!
Os livros servem para aprender.
Histórias vamos ouvir,
desenhos pudemos ver
e palavras conseguimos ler.
Os livros têm capas
para os proteger.
Os leitores atrair,
as pessoas vão-se divertir
e o mundo ficará a sorrir.
Os autores, poemas e histórias vão escrever.
As pessoas podem sonhar,
as crianças aprendem a ler e a imaginar.
O coração começa a palpitar
e todos vão adorar.
Os livros!
Os livros servem para aprender.
Histórias vamos ouvir,
desenhos pudemos ver
e palavras conseguimos ler.
Os livros têm capas
para os proteger.
Os leitores atrair,
as pessoas vão-se divertir
e o mundo ficará a sorrir.
Os autores, poemas e histórias vão escrever.
As pessoas podem sonhar,
as crianças aprendem a ler e a imaginar.
O coração começa a palpitar
e todos vão adorar.
Parabéns aos nossos pequenos poetas!
Subscrever:
Mensagens (Atom)














