quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Semana da Leitura

E mais uma vez vamos partilhar histórias, contos, poemas, trocar ideias, ver e ouvir o que se faz em cada sala de aula.
É na partilha de conhecimentos, que todos ficamos mais ricos!


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Atividades na biblioteca

A nossa biblioteca é muito procurada!
Para além dos alunos que a frequentam para requisitar livros e DVD, também nos intervalos temos "casa cheia"! 
Regularmente, temos turmas que vão à biblioteca durante a sua hora semanal, para ouvir uma história, ou desenvolver um trabalho de parceria entre a equipa da biblioteca e a professora titular. É uma outra forma de apresentar os livros das metas curriculares, por exemplo. Foi o caso do 1º ano, que esteve na biblioteca a ouvir a história de Alice Vieira "Corre, corre cabacinha".
Também os meninos da pré nos visitam regularmente, quer para ouvir uma história, uma música ou ver um filme!
Para além das visitas regulares, ainda temos recebido alguns livros que são gentilmente oferecidos à biblioteca e que depois de analisados, são devidamente catalogados, etiquetados e carimbados para fazerem parte do nosso espólio, aumentando e diversificando a nossa oferta aos nossos leitores.
 Como vêm temos muito que fazer! 
Boas leituras,e divirtam-se... numa biblioteca escolar!







sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Concurso de Poesia Visual

Mais uma vez, as bibliotecas do agrupamento AEMGA, lançam um desafio aos alunos, através do Concurso de Poesia, como forma de comemorar a Semana da Leitura, que irá decorrer entre 29 de fevereiro e 4 de março.
Para os alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos, o desafio é criar um poema visual, sob o tema "Ler e Ser Global", (a leitura pode ser algo comum a todas as raças, culturas e religiões. É algo transversal e que une as pessoas).
Faz o teu poema, com as palavras desenha algo relacionado com o tema e concorre! até 19 de fevereiro!
aqui fica o link para o regulamento: Concurso de Poesia

para perceberes melhor o que é um poema visual, aqui ficam alguns exemplos:





quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Um bocadinho de Inverno

Os meninos da pré, têm vindo à biblioteca ouvir muitas histórias. Desta vez, foi Um bocadinho de Inverno, de Paul Stewart e Chris Riddel. Mais um momento divertido, passado neste espaço.



quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Histórias da Ajudaris

No dia 27 de novembro, realizou-se um encontro, na Santa Casa da Misericórdia de Espinho, para entrega dos diplomas de participação às turmas do concelho, que participaram nas histórias da Ajudaris. Foram 8 histórias de várias turmas das diferentes escolas de Espinho. Este encontro contou com a presença da Drª Rosa Vilas Boas, diretora da Ajudaris, das ilustradoras espinhenses Anabela Pedrosa, Graça Tavares e Isabel Pelaez, do contador de histórias Rui Ramos, de alunos e professores que dinamizaram / criaram as histórias, e de muitos familiares que fizeram questão de estar presente, neste momento solidário. 
Foram apresentadas as histórias contadas / lidas a solo ou com acompanhamento musical, e no final, ainda houve tempo para uma sessão de autógrafos, dada pelos pequenos autores a quem assim o solicitou.
Estas histórias compiladas em livro, vendido a um preço simbólico, irão alegrar quem as ler, e essa verba irá reverter para ajudar quem mais precisa.

(Pode encontrar o livro numa biblioteca escolar perto de si!)