domingo, 20 de março de 2016

Semana da Leitura (cont.)

Ainda no âmbito da Semana da Leitura, (e porque todas as semanas são boas para ler), as turmas do 1º ano vieram à biblioteca apresentar os seus trabalhos: duas dramatizações de histórias trabalhadas em sala de aula: Corre, corre cabacinha, de Alice Vieira e O Coelhinho Branco, de António Torrado.
Utilizando cenários, fantoches, e outros adereços, contaram as histórias que tinham aprendido aos seus colegas, que ouviram atentamente. 
Mais um momento de partilha de saberes e articulação entre o que se faz em sala de aula com outras turmas, respondendo positivamente ao desafio lançado pela equipa da biblioteca escolar.







No final, todos cantaram a música do coelhinho...


Ainda durante esta semana, tivemos a visita de duas alunas do 5º ano do ESMGA, a Carolina e a Matilde, que vieram ler dois poemas do livro Planeta Azul, de Luísa Ducla Soares, ao 2º D e 3º D. Os dois poemas relembram a importância de preservarmos o nosso planeta, pois ele é a nossa casa, não poluir e respeitar o meio ambiente é fundamental para a sobrevivência do ser humano. O poema Centro Comercial, faz a comparação entre o que é natural e o que é artificial (ar puro / ar condicionado; o aroma das flores / a perfumaria; o subir montanhas e vales / escadas rolantes...)
Os alunos ouviram atentamente e fizeram algumas perguntas às duas jovens leitoras que os visitaram.
Mais um momento de Leituras Partilhadas entre diferentes alunos, turmas, ciclos de escolaridade e escolas do agrupamento.



sexta-feira, 11 de março de 2016

Semana da Leitura

De 29 de fevereiro a 4 de março, decorreu a Semana da Leitura. Aqui na biblioteca da EB Espinho 2, foram várias as turmas que aderiram ao projeto. Fica aqui um pequeno vídeo, de algumas dessas atividades. 
Esperamos que a leitura seja uma constante nos nossos dias, e uma festa para os nossos alunos, daí esta comemoração da leitura de várias formas: através de poemas, de contos, dramatizações, e até canções!

terça-feira, 8 de março de 2016

I Jornadas da Rede de Bibliotecas de Espinho

Durante os dias 4 e 5 de março, decorreram em Espinho, no FACE, as I Jornadas da Rede de Bibliotecas de Espinho, com a participação de vários oradores cujo tema era Ler, Formar e Incluir.
A turma da professora Margarete, 4º C, esteve presente com o seu teatro de fantoches e a declamação de poemas, elaborados pelos alunos relacionados com a nossa cidade de Espinho.



quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Semana da Leitura

E mais uma vez vamos partilhar histórias, contos, poemas, trocar ideias, ver e ouvir o que se faz em cada sala de aula.
É na partilha de conhecimentos, que todos ficamos mais ricos!


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Atividades na biblioteca

A nossa biblioteca é muito procurada!
Para além dos alunos que a frequentam para requisitar livros e DVD, também nos intervalos temos "casa cheia"! 
Regularmente, temos turmas que vão à biblioteca durante a sua hora semanal, para ouvir uma história, ou desenvolver um trabalho de parceria entre a equipa da biblioteca e a professora titular. É uma outra forma de apresentar os livros das metas curriculares, por exemplo. Foi o caso do 1º ano, que esteve na biblioteca a ouvir a história de Alice Vieira "Corre, corre cabacinha".
Também os meninos da pré nos visitam regularmente, quer para ouvir uma história, uma música ou ver um filme!
Para além das visitas regulares, ainda temos recebido alguns livros que são gentilmente oferecidos à biblioteca e que depois de analisados, são devidamente catalogados, etiquetados e carimbados para fazerem parte do nosso espólio, aumentando e diversificando a nossa oferta aos nossos leitores.
 Como vêm temos muito que fazer! 
Boas leituras,e divirtam-se... numa biblioteca escolar!