quinta-feira, 28 de abril de 2016

Dia da Mãe...

Para sensibilizar os alunos para este dia e para homenagear as mães, a equipa da biblioteca, convidou todas as turmas a virem ouvir as histórias:
Mãe fofa, e Quando a mãe era pequena
e as músicas:
Mais um momento divertido e ternurento na nossa BE!





segunda-feira, 25 de abril de 2016

A velha árvore

O grupo dos laranjas, passou na última semana, pela biblioteca, onde ouviu a história A velha árvore, uma história com um conteúdo muito rico, onde se trabalha e transmite valores muito importantes para acompanhar o crescimento dos nossos meninos, como a interajuda, solidariedade, amizade e também suscitando a reflexão sobre sentimentos menos bons.
O grupo da sala laranja adorou e participou com muito entusiasmo na atividade que lhes foi proposta e ainda prometeram contar a história a outras pessoas... 





quinta-feira, 14 de abril de 2016

Feira do Livro

No mês em que se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril), e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de abril), vamos ter na nossa biblioteca uma pequena Feira do Livro, com títulos variados, para comemorar a Leitura.
 Os livros são um meio fundamental de transmissão de conhecimentos, mas também de diversão e nas idades mais jovens é importante cativá-los para a leitura de uma forma lúdica, prazerosa, cabendo aos educadores, pais e professores, incentivar esse gosto, de modo a criar raízes e a formar leitores críticos e autónomos.
Passem pela biblioteca e escolham o vosso amigo!






Ana Esteves, a contar histórias

A biblioteca da nossa escola, recebeu mais uma vez, a visita da Ana Esteves para apresentar 3 histórias muito bonitas aos nossos alunos.
Dá-me um abraço, de John A. Rowe, para os mais pequeninos; O Papão Papanjo, de Manuela Crespo, para os alunos do 1º e 2º anos, e O Imaginão, também de Manuela Crespo, para os do 3º e 4º anos.
Os alunos ouviram com muita atenção as histórias, contadas com muita emoção e expressividade, por parte da Ana, e levaram algumas sugestões de trabalho: uns vão pintar os seus papanjos, outros vão decorar as ovelhas para colocarmos num lindo prado, onde vive o Rei Menino.














domingo, 10 de abril de 2016

No dia 8 de abril, pelas 10h, na biblioteca da escola sede, procedeu-se à entrega de prémios dos Concursos de Poesia e de Leitura.
Para abrilhantar ainda mais este momento, tivemos a participação de alguns alunos que nos proporcionaram belos momentos culturais.
Assim, contamos com os dotes musicais e vocais dos alunos Carlos Pereira e Rui Tavares, do 12º ano, que fizeram um acompanhamento musical enquanto declamavam dois poemas de Florbela Espanca: "Amor" e "Fanatismo". De seguida, tivemos a participação da turma 3º C, da EB Espinho 2, com a encenação do "João Pateta", de Guerra Junqueiro. Uma atuação divertida, que animou a plateia.
A música esteve mais uma vez presente, desta vez pelo som do trompete, "Sonate" 1º andamento, interpretada por Maria Ferro, do 8 1ª, do ensino articulado.
Finalmente, por que a Leitura nos faz sonhar, e pode provocar verdadeiros momentos de magia, assistimos à apresentação do mágico João Soares, do 10º ano CMRPP, que nos iludiu e fez acreditar que a magia existe!
Foram chamados então os alunos vencedores, que foram convidados a ler os seus poemas.
A coordenadora das bibliotecas escolares do agrupamento, a professora Isabel Ribeiro, teceu algumas considerações sobre a importância da leitura, da escrita e da partilha dos nossos trabalhos, pois só assim podemos aprender mais e tornamo-nos mais ricos quer em conhecimento, mas também a nível pessoal, uma vez que Ler e Ser Global, significa partilhar, englobar, incluir...
Agradeceu aos alunos pelos seus trabalhos, aos pais e famílias que apoiam os seus educandos nestes desafios, bem como aos professores que divulgam e estimulam estas iniciativas das bibliotecas escolares. Não esqueceu a direção, que apoia estas iniciativas, e faz questão de marcar presença parabenizando os vencedores e todos aqueles envolvidos nestas atividades.
Um agradecimento também às editoras que contribuíram com os prémios para os nossos vencedores.
Esperamos que estes momentos fiquem guardados na memória dos que assistiram, esperando que no futuro, surjam mais leitores, ativos, criativos, e participativos, e que o gosto de ler, de escrever e de partilhar seja uma constante nos nossos alunos!

domingo, 20 de março de 2016

Semana da Leitura (cont.)

Ainda no âmbito da Semana da Leitura, (e porque todas as semanas são boas para ler), as turmas do 1º ano vieram à biblioteca apresentar os seus trabalhos: duas dramatizações de histórias trabalhadas em sala de aula: Corre, corre cabacinha, de Alice Vieira e O Coelhinho Branco, de António Torrado.
Utilizando cenários, fantoches, e outros adereços, contaram as histórias que tinham aprendido aos seus colegas, que ouviram atentamente. 
Mais um momento de partilha de saberes e articulação entre o que se faz em sala de aula com outras turmas, respondendo positivamente ao desafio lançado pela equipa da biblioteca escolar.







No final, todos cantaram a música do coelhinho...


Ainda durante esta semana, tivemos a visita de duas alunas do 5º ano do ESMGA, a Carolina e a Matilde, que vieram ler dois poemas do livro Planeta Azul, de Luísa Ducla Soares, ao 2º D e 3º D. Os dois poemas relembram a importância de preservarmos o nosso planeta, pois ele é a nossa casa, não poluir e respeitar o meio ambiente é fundamental para a sobrevivência do ser humano. O poema Centro Comercial, faz a comparação entre o que é natural e o que é artificial (ar puro / ar condicionado; o aroma das flores / a perfumaria; o subir montanhas e vales / escadas rolantes...)
Os alunos ouviram atentamente e fizeram algumas perguntas às duas jovens leitoras que os visitaram.
Mais um momento de Leituras Partilhadas entre diferentes alunos, turmas, ciclos de escolaridade e escolas do agrupamento.



sexta-feira, 11 de março de 2016

Semana da Leitura

De 29 de fevereiro a 4 de março, decorreu a Semana da Leitura. Aqui na biblioteca da EB Espinho 2, foram várias as turmas que aderiram ao projeto. Fica aqui um pequeno vídeo, de algumas dessas atividades. 
Esperamos que a leitura seja uma constante nos nossos dias, e uma festa para os nossos alunos, daí esta comemoração da leitura de várias formas: através de poemas, de contos, dramatizações, e até canções!