quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Bom Ano letivo 2018/19

A equipa da Biblioteca Escolar da Escola Básica Espinho 2, deseja a todos, alunos, professores, assistentes operacionais, técnicas, e Encarregados de Educação um Bom Ano Letivo, com muitas aprendizagens e também muita diversão!
A Biblioteca dá uma ajuda para seres um Aluno Mais!





segunda-feira, 25 de junho de 2018

Visto Literário / Despedidas de inglês

No dia 21 de junho, as turmas que frequentaram as aulas de inglês, com a professora Joana Couto, juntaram-se na biblioteca, para se despedirem alegremente de mais um ano letivo. Cantaram algumas das músicas que aprenderam ao longo do ano e no final, a professora bibliotecária ofereceu aos melhores leitores das turmas de 4º ano, uma pequena lembrança, por terem aderido à atividade de leitura, proposta pelas bibliotecas escolares do agrupamento, o preenchimento do "Visto Literário", um pequeno caderno onde iam registando as suas opiniões dos livros requisitados e lidos ao longo do ano.

Segundo alguns dos jovens leitores, gostam de ler porque:

"é divertido, ajuda a exercitar a mente e conhecemos novos horizontes"
"ganho melhor escrita, criatividade e também felicidade"
"as histórias ensinam-nos lições e ensinam-nos coisas novas"
"faz-me bem e sentir-me melhor"
"descontrai"




sábado, 16 de junho de 2018

"O Eco da nossa escola"

O livro "O eco da nossa escola" foi-nos apresentado pela sua ilustradora, Anabela Pedrosa, que nos falou sobre o seu trabalho como ilustradora e designer gráfica. Mostrou-nos os seus rascunhos e explicou como faz os fundos, os desenhos, que materiais utiliza e como no final, com a ajuda do computador, fica tudo tão bonito!
Tivemos ainda a oportunidade de ler alguns dos poemas deste livro, da autoria de Alice Cardoso.
Este livro trata, entre outras histórias, de um tema muito importante: o meio ambiente e acreditamos que, com a ajuda do Duende Reginaldo, todos possamos fazer um mundo melhor!




quinta-feira, 31 de maio de 2018

"Um Abraço Verde"

A Biblioteca Escolar associa-se ao evento promovido pelo Ministério da Educação e aceite pelas escolas do agrupamento, "Um Abraço Verde", que pretende criar um movimento nacional de sensibilização e de proteção da floresta, no dia da Criança (1 de junho).
Nesse sentido, foram selecionados alguns livros criando uma montra temática e lançando o desafio aos alunos para os requisitarem.







Exposição de trabalhos de inglês

Mais uma vez a biblioteca escolar recebe os trabalhos dos alunos elaborados para a disciplina de Inglês, desta vez com materiais recicláveis. Desde bonecos, jogos, edifícios, foram muitos os trabalhos realizados. Da observação desses materiais, surgiu o mote para se abordar os problemas ambientais, nomeadamente o excesso de lixo produzido por todos nós, que acaba por trazer graves consequências ambientais.






quinta-feira, 10 de maio de 2018

Dia Internacional da Família

O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maio.
A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, que proclamou o dia 15 de maio como o Dia Internacional da Família.
A celebração do Dia Internacional da Família visaentre outros objetivos, destacar:
  • a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
  • reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
  • chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades;
  • sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.
Atividades
  • Fazer um piquenique.
  • Jantar fora.
  • Ver um filme.
  • Jogar jogos de tabuleiro.
  • Fazer uma peça de teatro familiar.
  • Fazer um espetáculo musical familiar.
  • Tirar uma fotografia divertida com toda a família.

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Homenagem às Mães!

Homenagem às mães:
porque a mãe é forte, é bonita, é fofa, é doce, transforma-se em avião, sofá ou enfermeira, e porque cada um de nós acha que a sua é a melhor do mundo!