domingo, 30 de setembro de 2018

Escola Segura

No dia 28 de setembro, esteve na nossa escola, o Sr. Agente Ferreira, da PSP, para falar sobre Segurança na Estrada, aos alunos do 3.º ano.
Desde os cuidados a ter na circulação a pé (sempre que possível, no passeio afastado da estrada, ou nos casos em que não há passeio, em fila indiana do lado esquerdo para vermos os carros de frente), mas também quando andamos de carro, todos devemos usar o cinto de segurança e os mais pequenos, devem ir sentados nas cadeirinhas próprias para o transporte de crianças.
Por vezes, deparamo-nos com situações irregulares, desde condutores a falar ao telemóvel, não cumprindo as regras rodoviárias ou adotando atitudes pouco cívicas, mas cabe a todos nós, comunidade, cumprirmos e darmos o exemplo para os jovens cidadãos crescerem e adotarem comportamentos mais seguros para eles e para os outros.





SABIA QUE:

. As pessoas com mais de 65 anos representam 44% dos peões mortos;

2 em cada 3 vítimas mortais entre os 18 e 24 anos são condutores;

O risco de morte dos motociclistas é 4 vezes superior ao dos condutores de automóveis ligeiros;

.O capotamento é a causa de morte de 2 em cada 3 acidentes com tratores agrícolas...

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Bom Ano letivo 2018/19

A equipa da Biblioteca Escolar da Escola Básica Espinho 2, deseja a todos, alunos, professores, assistentes operacionais, técnicas, e Encarregados de Educação um Bom Ano Letivo, com muitas aprendizagens e também muita diversão!
A Biblioteca dá uma ajuda para seres um Aluno Mais!





segunda-feira, 25 de junho de 2018

Visto Literário / Despedidas de inglês

No dia 21 de junho, as turmas que frequentaram as aulas de inglês, com a professora Joana Couto, juntaram-se na biblioteca, para se despedirem alegremente de mais um ano letivo. Cantaram algumas das músicas que aprenderam ao longo do ano e no final, a professora bibliotecária ofereceu aos melhores leitores das turmas de 4º ano, uma pequena lembrança, por terem aderido à atividade de leitura, proposta pelas bibliotecas escolares do agrupamento, o preenchimento do "Visto Literário", um pequeno caderno onde iam registando as suas opiniões dos livros requisitados e lidos ao longo do ano.

Segundo alguns dos jovens leitores, gostam de ler porque:

"é divertido, ajuda a exercitar a mente e conhecemos novos horizontes"
"ganho melhor escrita, criatividade e também felicidade"
"as histórias ensinam-nos lições e ensinam-nos coisas novas"
"faz-me bem e sentir-me melhor"
"descontrai"




sábado, 16 de junho de 2018

"O Eco da nossa escola"

O livro "O eco da nossa escola" foi-nos apresentado pela sua ilustradora, Anabela Pedrosa, que nos falou sobre o seu trabalho como ilustradora e designer gráfica. Mostrou-nos os seus rascunhos e explicou como faz os fundos, os desenhos, que materiais utiliza e como no final, com a ajuda do computador, fica tudo tão bonito!
Tivemos ainda a oportunidade de ler alguns dos poemas deste livro, da autoria de Alice Cardoso.
Este livro trata, entre outras histórias, de um tema muito importante: o meio ambiente e acreditamos que, com a ajuda do Duende Reginaldo, todos possamos fazer um mundo melhor!




quinta-feira, 31 de maio de 2018

"Um Abraço Verde"

A Biblioteca Escolar associa-se ao evento promovido pelo Ministério da Educação e aceite pelas escolas do agrupamento, "Um Abraço Verde", que pretende criar um movimento nacional de sensibilização e de proteção da floresta, no dia da Criança (1 de junho).
Nesse sentido, foram selecionados alguns livros criando uma montra temática e lançando o desafio aos alunos para os requisitarem.







Exposição de trabalhos de inglês

Mais uma vez a biblioteca escolar recebe os trabalhos dos alunos elaborados para a disciplina de Inglês, desta vez com materiais recicláveis. Desde bonecos, jogos, edifícios, foram muitos os trabalhos realizados. Da observação desses materiais, surgiu o mote para se abordar os problemas ambientais, nomeadamente o excesso de lixo produzido por todos nós, que acaba por trazer graves consequências ambientais.






quinta-feira, 10 de maio de 2018

Dia Internacional da Família

O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maio.
A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, que proclamou o dia 15 de maio como o Dia Internacional da Família.
A celebração do Dia Internacional da Família visaentre outros objetivos, destacar:
  • a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
  • reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
  • chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades;
  • sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.
Atividades
  • Fazer um piquenique.
  • Jantar fora.
  • Ver um filme.
  • Jogar jogos de tabuleiro.
  • Fazer uma peça de teatro familiar.
  • Fazer um espetáculo musical familiar.
  • Tirar uma fotografia divertida com toda a família.