terça-feira, 23 de outubro de 2018

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares


Dia 22 de outubro celebrou-se mais um Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.
Na biblioteca da nossa escola, tivemos mais uma vez, um momento de partilha de leituras: Pausa para ler! Entre as 10h e as 10.30h, todas as turmas pararam para ouvir uma leitura.















Foram entregues aos nossos voluntários de leitura, marcadores de livros, como lembrança deste dia...



Ao longo desta semana, iremos construir o nosso mural com os corações, onde são registadas as frases: Gosto da biblioteca porque...
E aqui ficam alguns desses registos:





Gosto da Biblioteca porque: (alunos)
. a biblioteca é ler, é o silêncio e é também o mundo da imaginação. É fonte de alegria, contos e de informação;
. é muito divertido estar a ler um livro em silêncio e lá podemos conhecer coisas novas;
. gosto de ir para os computadores, gosto de fazer jogos, adoro ler livros, ouvir histórias e ver filmes...
. a biblioteca para mim é um lugar onde me sinto relaxada e feliz. Aqui gosto de ouvir histórias e também aprender coisas novas;
. gosto de ler e de jogar alguns jogos; gosto da biblioteca pois toda a gente está em silêncio. Eu quando vou lá estou sempre descansada a jogar jogos de tabuleiro ou a ler um livro;
. porque aprendo coisas novas, aprendo a respeitar o silêncio e aprendo curiosidades;
. porque podemos libertar a imaginação e aprender um novo vocabulário, ver filmes divertidos e utilizar o computador;

Mas os crescidos também deixaram o seu testemunho:

. Eu gosto da biblioteca porque me faz sonhar e "viajar"...
. A biblioteca escolar é um excelente meio de desenvolver o gosto pela leitura dos nossos filhos;
. A biblioteca é um lugar de encontro, partilha e reflexão... Gosto deste espaço, pois então...;
. Gosto de vir cá, os meninos também, só sei que a biblioteca é um lugar de bem;
. A biblioteca é uma casa cheia de histórias, de cheiros e sabores. É um lugar de sonhos, de alegria e de magia. A biblioteca é uma porta que se abre para o mundo;
. Biblioteca: um lugar relaxante onde podemos ler e imaginar...;
. Gosto da biblioteca da escola porque ajuda os meninos a ter gosto pela leitura e a poder fazer atividades divertidas e didáticas!;
. Lá em casa gostamos todos da biblioteca escolar pois para além de os ajudar a desenvolver e crescer, permite-lhes sonhar, aprender, conhecer e sentir coisas novas. A biblioteca proporciona-lhes outros mundos onde se podem "perder", serão com certeza, crianças mais felizes e adultos capazes!

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

O frigorífico da Magui

Nesta semana de reflexão sobre Alimentação, lembramos os meninos que têm o frigorífico vazio, como na história da Magui, mas somos todos um bocadinho como a sua amiga Sofia, que a ajudou a ter um frigorífico mais recheado...
Obrigada a todas as famílias que contribuíram com bens alimentares para entregar a uma instituição solidária de Espinho...







Dia Mundial da Alimentação


Esta semana, em que toda a escola trabalhou o tema da alimentação, os alunos visitaram a biblioteca para verem e ouvirem algumas histórias, apresentações, filmes e músicas sobre o tema.
Desde conhecer a Roda dos Alimentos, saber o que são laticíneos; as 3 regras para se ser saudável (Higiene, Boa alimentação e Exercício), até perceber o que é Solidariedade, com a história "O frigorífico da Magui", foram muitos os momentos de aprendizagem vividos neste espaço. A diversão também não faltou, quando cantamos a música rap "Comer bem ou comer mal", do livro "Canta o Galo Gordo".
Vamos relembrar alguns desses momentos...







segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Trabalhos dos alunos... Para que servem as mãos?!

Segundo os nossos alunos, as mãos servem para:

lavar a cara; dar carinho às pessoas; dar a mão; conduzir o carro; fazer um carinho; dar a mão a um colega;fazer uma festinha; dar banho a um bebé; bater palmas; levantar uma pessoa; ajudar um idoso a subir as escadas; dar um abraço; regar uma planta; fazer um desenho; limpar uma lágrima; escrever; tocar violino; dar um aperto de mão...







quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Para que servem as mãos??

Foram várias as turmas, desde a pré ao 2º ano, que visitaram a biblioteca para ouvir a história "As mãos não são para bater" e ouvir a música "Para que servem as mãos?"

E então para que servem as mãos?!

para acenar, cumprimentar, 
escrever ou desenhar,
fazer carinho e comunicar,
relaxar ou brincar.

Tanto se pode fazer,
desde que se tenha vontade,
de ser amável e 
os outros, tratar com amizade!





terça-feira, 9 de outubro de 2018

Dia Internacional da Não Violência

Dia 2 de outubro comemorou-se o Dia da Não Violência, em homenagem a Mahatma Gandhi nascido a 2 de outubro de 1869. Gandhi foi um grande defensor do princípio da não-agressão como forma de protesto contra os opressores.

Por que vemos violência de várias formas todos os dias, foi apresentada a história "As mãos não são para bater" e a música "Para que servem as mãos", como forma de sensibilizar os alunos para este tema.

~


domingo, 30 de setembro de 2018

Escola Segura

No dia 28 de setembro, esteve na nossa escola, o Sr. Agente Ferreira, da PSP, para falar sobre Segurança na Estrada, aos alunos do 3.º ano.
Desde os cuidados a ter na circulação a pé (sempre que possível, no passeio afastado da estrada, ou nos casos em que não há passeio, em fila indiana do lado esquerdo para vermos os carros de frente), mas também quando andamos de carro, todos devemos usar o cinto de segurança e os mais pequenos, devem ir sentados nas cadeirinhas próprias para o transporte de crianças.
Por vezes, deparamo-nos com situações irregulares, desde condutores a falar ao telemóvel, não cumprindo as regras rodoviárias ou adotando atitudes pouco cívicas, mas cabe a todos nós, comunidade, cumprirmos e darmos o exemplo para os jovens cidadãos crescerem e adotarem comportamentos mais seguros para eles e para os outros.





SABIA QUE:

. As pessoas com mais de 65 anos representam 44% dos peões mortos;

2 em cada 3 vítimas mortais entre os 18 e 24 anos são condutores;

O risco de morte dos motociclistas é 4 vezes superior ao dos condutores de automóveis ligeiros;

.O capotamento é a causa de morte de 2 em cada 3 acidentes com tratores agrícolas...