sábado, 16 de março de 2019

Partilha de Leituras

A biblioteca Escolar aceitou o desafio lançado pelo PNL (Plano Nacional de Leitura), de no dia 14 de março, pararmos durante 10 minutos, para promovermos a leitura, para isso convidámos alguns pais e encarregados de educação, mediante a sua disponibilidade, para virem ler às salas de aula.
Foi uma pequena pausa, mas do agrado de quem leu e de quem ouviu ler.
Obrigada a todos os que participaram!









Hoje Leitor... Amanhã leitor!



...e é assim que damos as boas vindas aos nossos leitores!

quarta-feira, 13 de março de 2019

Encontro com a escritora Manuela Mota Ribeiro

No âmbito do projeto "Ler é um prazer", a turma do 3º B, convidou a escritora Manuela Mota Ribeiro, autora de vários livros infantis, tais como "Kiko, o dentinho de leite"; "Rosinha, uma ursinha feliz"; "Girafritz aprende uma lição"; "Edmar, o passarinho albino" e outros títulos, para um encontro na Biblioteca Municipal. Estiveram também presentes 3 turmas de 2.º ano, que ouviram e viram com muita atenção as apresentações dos alunos do 3.º ano, sobre duas das histórias: "Edmar, o passarinho albino" "Rosinha, uma ursinha feliz".
A escritora também se mostrou atenta e divertida aos "dotes" artísticos dos nossos alunos!
Parabéns à turma e à sua professora, pelo trabalho apresentado e um muito obrigada à Drª Manuela pela sua simpatia e adesão a este projeto de leitura.
Aqui ficam algumas imagens:






quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Internet Segura

Fevereiro também é mês de Internet Segura.
Ao longo deste mês serão dinamizadas sessões de sensibilização sobre a utilização segura da Internet.
As turmas de 3.º e 4.º ano têm vindo à biblioteca para sabermos usar corretamente este imensa fonte de informação disponível à distância de um clique.
Usando os recursos disponibilizados no site da Seguranet, fomos analisando algumas situações: como fazer uma pesquisa online; segurança nas contas (emails e outras); redes sociais; partilha de informação e protecção de dados, etc.
Os alunos mostraram-se atentos e participativos nestas sessões, esclarecendo algumas dúvidas e partilhando algumas situações por eles já conhecidas.
É importante estarmos informados para podermos fazer escolhas acertadas.






Fevereiro... mês dos afetos

Fevereiro tem sido um mês dedicado aos afetos: respeito pelos outros, pelo meio ambiente; o carinho; a amizade; o amor... têm sido trabalhados nas várias histórias apresentadas. 
Hoje foi dia de ouvirmos "O que é o amor?", a história de uma menina que pergunta à mãe, ao pai, à avó e ao avô o que é o amor, mas que fica um pouco baralhada. Será que ela vai perceber o que é o amor?!
Depois de ouvirmos e conversarmos sobre a história, tivemos uma supresa! Uma visita do casal Martinho e Mariana, que apesar de um pouco rabugentos, lá nos explicaram o que é o amor, o carinho e a amizade.
Foi muito divertido!
Obrigada colegas Florinda e Teresina!