sábado, 13 de junho de 2015

Histórias da Ajudaris

A Ajudaris é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com estatuto de utilidade pública.
O projeto Histórias da Ajudaris, é uma iniciativa de incentivo à leitura, à escrita e de ajuda aos mais carenciados, que conta com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura. Através deste projeto é lançado às escolas, o desafio de criarem histórias, sobre um determinado tema, que depois de avaliadas e selecionadas são ilustradas por ilustradores voluntários, que dão vida e cor às mesmas.
No final surge um livro, cuja verba reverte para projetos de caráter solidário.
No início do ano letivo, as professoras bibliotecárias convidaram a Drª Rosa Mendes Vilas Boas, diretora desta Instituição, a participar numa palestra que decorreu no auditório do ESMGA, para explicar e divulgar este projeto. Várias escolas do nosso agrupamento participaram neste desafio, uma delas a escola básica Espinho 2, que concorreu com 3 histórias: uma do pré-escolar, sala dos azuis, outra do 3º ano, turma B e outra do 4º ano, turma A.
É já a sétima edição deste concurso e tem sido tanta a adesão que a seleção não está a ser fácil! A divulgação das histórias selecionadas estava prevista para ser anunciada no dia da criança, mas devido ao elevado número de participações só será divulgada no final do mês de junho. No entanto, já foram apuradas as histórias relativas ao pré-escolar, tendo a história "A Casinha das Palavras Quentinhas" sido selecionada para integrar o novo livro das Histórias da Ajudaris!
Parabéns a todos os que participaram, esperando que no futuro, mais turmas participem nesta causa solidária.