domingo, 20 de março de 2016

Semana da Leitura (cont.)

Ainda no âmbito da Semana da Leitura, (e porque todas as semanas são boas para ler), as turmas do 1º ano vieram à biblioteca apresentar os seus trabalhos: duas dramatizações de histórias trabalhadas em sala de aula: Corre, corre cabacinha, de Alice Vieira e O Coelhinho Branco, de António Torrado.
Utilizando cenários, fantoches, e outros adereços, contaram as histórias que tinham aprendido aos seus colegas, que ouviram atentamente. 
Mais um momento de partilha de saberes e articulação entre o que se faz em sala de aula com outras turmas, respondendo positivamente ao desafio lançado pela equipa da biblioteca escolar.







No final, todos cantaram a música do coelhinho...


Ainda durante esta semana, tivemos a visita de duas alunas do 5º ano do ESMGA, a Carolina e a Matilde, que vieram ler dois poemas do livro Planeta Azul, de Luísa Ducla Soares, ao 2º D e 3º D. Os dois poemas relembram a importância de preservarmos o nosso planeta, pois ele é a nossa casa, não poluir e respeitar o meio ambiente é fundamental para a sobrevivência do ser humano. O poema Centro Comercial, faz a comparação entre o que é natural e o que é artificial (ar puro / ar condicionado; o aroma das flores / a perfumaria; o subir montanhas e vales / escadas rolantes...)
Os alunos ouviram atentamente e fizeram algumas perguntas às duas jovens leitoras que os visitaram.
Mais um momento de Leituras Partilhadas entre diferentes alunos, turmas, ciclos de escolaridade e escolas do agrupamento.



Sem comentários:

Enviar um comentário