domingo, 10 de abril de 2016

No dia 8 de abril, pelas 10h, na biblioteca da escola sede, procedeu-se à entrega de prémios dos Concursos de Poesia e de Leitura.
Para abrilhantar ainda mais este momento, tivemos a participação de alguns alunos que nos proporcionaram belos momentos culturais.
Assim, contamos com os dotes musicais e vocais dos alunos Carlos Pereira e Rui Tavares, do 12º ano, que fizeram um acompanhamento musical enquanto declamavam dois poemas de Florbela Espanca: "Amor" e "Fanatismo". De seguida, tivemos a participação da turma 3º C, da EB Espinho 2, com a encenação do "João Pateta", de Guerra Junqueiro. Uma atuação divertida, que animou a plateia.
A música esteve mais uma vez presente, desta vez pelo som do trompete, "Sonate" 1º andamento, interpretada por Maria Ferro, do 8 1ª, do ensino articulado.
Finalmente, por que a Leitura nos faz sonhar, e pode provocar verdadeiros momentos de magia, assistimos à apresentação do mágico João Soares, do 10º ano CMRPP, que nos iludiu e fez acreditar que a magia existe!
Foram chamados então os alunos vencedores, que foram convidados a ler os seus poemas.
A coordenadora das bibliotecas escolares do agrupamento, a professora Isabel Ribeiro, teceu algumas considerações sobre a importância da leitura, da escrita e da partilha dos nossos trabalhos, pois só assim podemos aprender mais e tornamo-nos mais ricos quer em conhecimento, mas também a nível pessoal, uma vez que Ler e Ser Global, significa partilhar, englobar, incluir...
Agradeceu aos alunos pelos seus trabalhos, aos pais e famílias que apoiam os seus educandos nestes desafios, bem como aos professores que divulgam e estimulam estas iniciativas das bibliotecas escolares. Não esqueceu a direção, que apoia estas iniciativas, e faz questão de marcar presença parabenizando os vencedores e todos aqueles envolvidos nestas atividades.
Um agradecimento também às editoras que contribuíram com os prémios para os nossos vencedores.
Esperamos que estes momentos fiquem guardados na memória dos que assistiram, esperando que no futuro, surjam mais leitores, ativos, criativos, e participativos, e que o gosto de ler, de escrever e de partilhar seja uma constante nos nossos alunos!