domingo, 8 de março de 2015

Sugestões de Leitura... propostas de Ana Luísa Carapinheiro

Dia 6 de março, pelas 18h, realizou-se uma Tertúlia com Ana Luísa Carapinheiro, no auditório da escola sede, para uma conversa sobre a Importância da Leitura na Infância.
A jovem escritora enumerou algumas das vantagens do ato de ler: desenvolve a linguagem, o espírito crítico, a imaginação, a concentração e a curiosidade. Permite-nos viajar e conhecer o mundo, ocupando o tempo e a mente de forma saudável.
A leitura deve ser algo habitual, desde muito cedo, na vida da criança. Os livros devem ser apropriados à idade, e se possível, devemos criar um espaço de leitura, confortável e sossegado, onde a criança possa manusear os livros à sua vontade.
O hábito de ver ler pode também criar vontade à criança de fazer o mesmo. A família, em primeira instância, depois a escola, através dos seus educadores e professores, são os mediadores entre a criança e os autores.
Devemos, desde cedo, facilitar o contacto das crianças com o livro,  visitando bibliotecas e escolhendo os mais adequados, conforme a sua idade.
Critérios como a temática, a qualidade literária, estética e características físicas (robustez, material com que é feito), são alguns dos critérios para fazermos a seleção adequada.
Aqui ficam algumas sugestões de leitura, conforme as idades, propostas pela nossa convidada:















Para Pais:



Leiam! 
Um livro é um amigo de confiança! 

Sem comentários:

Enviar um comentário